Estou analisando os livros selecionados pelas mentes brilhantes do Ministério da Educação para o PNLD 2012. Até aqui não encontrei muitas referências a conteúdos astronômicos nas coleções aprovadas. Lembro que na minha época de escolar, os livros dedicavam capítulos ao estudo da astronomia e é bom considerar que naquela época não havia tantas descobertas para se destacar como no atual contexto das pesquisas astronômicas.
Geralmente em se tratando do tema são abordados apenas fatos relacionados a corrida espacial e suas relações políticas e econômicas. Outros destaques se limitam a breves discussões em box e finaliza-se a exposição. Ou se faz pinceladas a exemplo da cartografia e as novas tecnologias como sensoriamento remoto. Não se faz qualquer outra referência importante para temas astronômicos.
É uma lacuna que precisa ser repensada pelos autores das ciências humanas e demais áreas do conhecimento. Com tantas revelações não seria muito dificil produzir livros (com capítulos especificos) mais interessantes e contextualizados com a astronomia.
Por razões econômicas predomina a superficial visão transversal (quando ocorre) de conteúdo astronômico que pouco sinaliza a importância e as ligações interdisciplinares e transdiciplinares da ciência.
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