Bendegó, o meteorito sertanejo
Em 1776, no sertão da Bahia, as margens do riacho Bendegó, foi encontrado o mais importante meteorito brasileiro e 15º maior do mundo. Seu peso estimado mais de 5 toneladas com predominância de ferro na sua composição.
Embora seja um achado importante para as pesquisas astronômicas brasileiras deveria ter retornado a sua origem que é a região de Monte Santo. Para todos os sertanejos é importante conhecer a história do meteorito http://www.portaldocordel.com.br/doc/cordeisDown/pedraBedengo.pdf a partir da visão local.
Veja abaixo trecho do cordel, em seguida um vídeo sobre Bendegó, a localização geográfica de Monte Santo e a cultura musical da região.
A pedra constituída
De Ferro, Níquel e encanto.
Até o dia de hoje
Provoca tristeza e encanto
Queremos nossa pedra de volta
De volta pro nosso canto
Advirto ao senhor Presidente
Devolva nossa Tradição
A pedra do Bendegó
Faz parte da religião
O Povo do Conselheiro
Reclama seu coração!
Hoje o meteorito repousa no Museu Nacional no Rio de Janeiro. Algumas réplicas podem ser vista no Museu Geológico da Bahia em Salvador, no Observatório Antares em Feira de Santana, no Museu do Sertão em Monte Santo e até fora do Brasil.
Vejo como uma excelente oportunidade para os educadores discutirem a origem dos meteoritos, mas também penso que é oportuna a discussão sobre patrimônio cultural e a importância do retorno da “pedra” ao seu local de origem.
O mais interessante sobre Bendegó é que a origem da palavra em Tupi significa descomunal.
O mais interessante sobre Bendegó é que a origem da palavra em Tupi significa descomunal.
Para maiores informações consulte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário